INCONSCIENTE COLETIVO


                                             

Inconsciente Coletivo 




          Os manuais e dicionários analíticos descrevem o inconsciente coletivo como “ conteúdos psíquicos que pertencem não a um indivíduo, mas a uma sociedade, a um povo ou à raça humana em geral..”  ; ou então :“A personalidade consciente é um segmento mais ou menos arbitrário da psique coletiva. Consiste em uma soma de fatores psíquicos que são sentidos como se fossem pessoais.”  Inconsciente Coletivo é identificada então como a camada estrutural da psique humana, que contém elementos herdados, distintos do inconsciente pessoal.  “O inconsciente coletivo contém toda a herança espiritual da evolução da humanidade, nascida novamente na estrutura cerebral de cada indivíduo”, esclarece C.G.Jung.

A observação da presença de fenômenos psicológicos que não podiam ser explicados à base da experiência pessoal, fez com que despertasse em Jung uma investigação a estes conteúdos. A atividade inconsciente de fantasia, por exemplo, pertence a duas categorias. Diz ele: “A primeira é a das fantasias (incluindo os sonhos) de caráter pessoal, que remontam, sem sombra de dúvidas, às experiências pessoais, às coisas esquecidas ou reprimidas e que podem, assim, ser completamente explicadas pela anamnese individual. A segunda é a das fantasias (incluindo os sonhos) de caráter impessoal, que não podem ser reduzidas a experiências passadas do indivíduo e que não podem, portanto, ser explicadas como sendo algo adquirido individualmente. Estas imagens de fantasia têm, indubidavelmente, íntima analogia com os tipos mitológicos... Esses casos são tão numerosos que nos obrigam a admitir a existência de um substrato psíquico coletivo. Chamei a isto de inconsciente coletivo.”

Analisemos algumas afirmações de Jung, para entendermos um pouco mais sobre o assunto:

“O inconsciente coletivo, na medida em que dele possamos dizer qualquer coisa, parece consistir em motivos mitológicos ou imagens primordiais. Por isso, os mitos de todos os povos são seus reais expoentes. Na verdade, toda a mitologia poderia ser entendida como uma espécie de projeção do inconsciente coletivo... Podemos, pois, estudar o inconsciente coletivo de duas maneiras: na mitologia ou na análise individual.”

Em seus Estudos sobre Psicologia Analítica encontramos um resumo dos principais conceitos sobre o tema, aos quais transcrevemos aqui na íntegra:

I.   O inconsciente coletivo é a parte inconsciente da psique coletiva, a imago do objeto inconsciente.

II.  O inconsciente coletivo compõe-se : primeiro, de percepções, pensamentos e sentimentos subliminais que não são reprimidos devido a sua incompatibilidade pessoal, mas que devida à intensidade insuficiente do seu estímulo ou pela falta do exercício da libido ficam desde o início aquém do limiar da consciência ; segundo, de restos subliminais de funções arcaicas, que existem a priori e que podem ser acionados a qualquer momento através de um certo represamento da libido. Esses resíduos não são apenas de natureza formal, mas também dinâmica (impulsos) ; terceiro, de combinações subliminais sob forma simbólica, que ainda não estão aptas para serem conscientizadas.

III. Um conteúdo atual do inconsciente coletivo consistirá sempre numa amálgama dos três pontos já formulados; daí o poder-se interpretar a expressão para diante ou para trás.

IV. O inconsciente coletivo sempre aparece projetado num objeto consciente.

V. O inconsciente coletivo no indivíduo A se assemelha ao inconsciente coletivo no indivíduo Z num grau muito maior do que teria um conexão recente de idéias conscientes nos entendimentos entre A e Z.

VI. Ao que parece, os conteúdos mais importantes do inconsciente coletivo são as “imagens primordiais”, isto é, as idéias coletivas inconscientes e os impulsos vitais (vida e pensamento mítico).

VII. Enquanto o eu for idêntico à persona, a individualidade também constitui um conteúdo essencial do inconsciente coletivo. Aparece em sonhos e fantasias nos homens, primeiro como figura masculina, e nas mulheres, como uma figura feminina; posteriormente apresenta atributos hermafroditas, caracterizando desse modo sua posição central. (Em Golem e  Walpurgisncht de Meyrink encontramos bons exemplos disto.)


Alberto Maury
Psicólogo e Diretor do Instituto Órion